foursquare é uma rede social com dinâmica de jogo, criada em 2009 pelos americanos Dennis Crowley e Naveen Selvadurai. Nela, o usuário marca sua presença quando chega a um determinado local (bar, restaurante, livraria, supermercado etc.) através de um "check-in" e todos conectados a esse usuário ficam sabendo onde ele está. Há pontuação para cada check-in realizado e um ranking semanal que mostra os amigos que transitam pelo maior número de locais diferentes.

A rede possui um sistema de medalhas para determinados objetivos (tipo, check-ins em três restaurantes japoneses) e "mayorships" (ou prefeituras) concedidas a um usuário que faz muitos check-ins em um único local. Os usuários podem ainda escrever suas impressões sobre o lugar, em dicas como o melhor sanduíche da lanchonete ou a qualidade do atendimento da loja, que servirão depois como orientação para outros. Pela sua natureza de mobilidade, o foursquare só está disponível para smartphones (e recentemente, para o videogame portátil PlayStation Vita, da Sony).

Existe outro recurso do foursquare que movimenta bastante a participação de seus usuários em grandes cidades: os "specials". Trata-se de incentivos que os estabelecimentos comerciais dão ao usuário que visita seu local, seja pela primeira vez ou retornando. Um special pode ser, por exemplo, desconto de 10% na compra de um livro ou uma bebida grátis para o "mayor" (prefeito). Para isso, basta o cliente apresentar a tela de seu smartphone comprovando o check-in feito ou sua mayorship. Já há locais que exibem um aviso na porta, indicando que ali há um "special" para aproveitar.

Cláudio e Alan usam
specials... em São Paulo
O professor Claúdio Vasconcellos é aracajuano e foi morar em Campinas (SP) há quase dois anos. Ele aproveita muito seus check-ins pela cidade, através dos specials. Cláudio sempre ganha um cafezinho no Leroy Merlin e biscoito chinês no Sushi Pronto, já comprou livro com desconto na Livraria Cultura e não precisa enfrentar fila para entrar no bar Seu Vidotti. Ele conta que muitas vezes um special influencia em qual bar ou restaurante ele vai com os amigos no fim de semana, por exemplo. O ator baiano Alan Ferr também morou muitos anos em Aracaju. Hoje, residindo em São Paulo, a maior cidade da América Latina, ele ficou viciado em fazer check-ins e é dono de 68 mayorships na capital paulista. Alan adora ganhar sobremesas nos restaurantes, por exemplo, mas não decide para onde vai só por causa dos specials.

Mas e quem ainda está morando em Aracaju pode encontrar specials onde? O site 4squareOffers faz buscas por ruas ou cidades nos mais de 750 mil estabelecimentos que oferecem specials pelo mundo e só encontra UM estabelecimento na capital sergipana. A ProSigns Comunicação Visual dá 20% de desconto para o mayor. E só. Nenhum bar, nenhum restaurante ou qualquer outro tipo de estabelecimento em Aracaju acordou para essa ótima oportunidade de divulgação e fidelização de sua marca ou serviço. Uma pena...

Se você conhece algum outro local em Sergipe que oferece special do foursquare deixe um comentário! Vamos começar a perguntar por isso nos locais que frequentamos para ver se a mentalidade de seus donos se abre para essa estratégia que é muito boa para os dois lados.

Recentes Antigas Home

TIT-Facebook

TIT-Facebook

Facebook

TIT-Twitter

TIT-Twitter

Twitter

TIT-Arquivo

TIT-Arquivo

TIT-Tags

TIT-Tags

Marcadores

Android (12) Apple (10) Samsung (10) Smartphones (10) Miniaturas (7) Aracaju (5) Música (5) iOS (5) Cinema (4) Dicas (4) Internet (4) LGBT (4) Rumores (4) Curti (3) Jogos (3) Sony (3) Televisão (3) Google (2) LG (2) Meme (2) Motorola (2) Nokia (2) Qual eu compro (2) Windows Phone (2) Aplicativos (1) Atualização (1) Blackberry (1) Intel (1) Operadoras (1) Tablets (1) Ultrabooks (1)