Por que a Samsung fez estardalhaço para lançar um smartphone que praticamente já existia? Muito falado nos sites especializados essa semana, o Galaxy S III Mini, anunciado hoje em evento na Alemanha, é apenas mais do mesmo. A expectativa era de que a coreana fosse colocar todo o poder do processador de quatro núcleos, da tela em HD e da câmera de 8 megapixels do modelo original num corpo menor - para aqueles que acham os atuais aparelhos premium grandes demais.

Mas não. O Galaxy S III Mini é um retorno ao passado com nome de novidade. A tela de 4 polegadas volta a ter resolução WVGA, a mesma de aparelhos lançados há três anos atrás. O processador voltou a ser dual-core de 1 GHz. A câmera voltou aos 5 megapixels e não filma em full HD (1080 linhas) como o S III original. Com tanta falta de inovação, por que esse modelo leva o nome do top de linha da Samsung, já que praticamente ele só herda seu design?

Porque o nome Galaxy S virou uma marca forte, sinônimo de smartphone de alta tecnologia e que tem vendido muito bem. Mas o mesmo motivo pelo qual a Samsung está explorando essa marca pode causar o enfraquecimento dela, com vários modelos redundantes em sua tecnologia. O S III Mini não passa de uma variação do Galaxy S II Lite, à venda há alguns meses no Brasil. Custando provavelmente bem menos que o "novo" modelo, o S II Lite ainda leva vantagem em quesitos como sua câmera frontal, de 1.3 megapixel.

Para disfarçar essa semelhança, a Samsung tratou de ensinar ao Mini alguns truques exclusivos do modelo top de linha. Ele terá, por exemplo, o assistente de voz S Voice (concorrente da Siri do iPhone) e a função Smart Stay, que percebe quando você não está olhando para a tela e a desativa para poupar energia. Tudo isso graças à nova interface customizada da Samsung, chamada Nature UX, que roda sobre a última versão do sistema Android (Jelly Bean 4.1).

Mesmo assim, os benchmarks (testes de performance) realizados pelo site GSMArena revelam que o S III Mini é um aparelho datado e que não faz jus ao nome que carrega. Enquanto o Galaxy S III faz os melhores resultados em testes de processamento, gráficos 3D e navegação na internet, a versão Mini falha em quase todos, conseguindo as menores pontuações. Lamentável para uma marca construída com tanto esmero técnico pela Samsung.

Com informações de GSMArena

Recentes Antigas Home

TIT-Facebook

TIT-Facebook

Facebook

TIT-Twitter

TIT-Twitter

Twitter

TIT-Arquivo

TIT-Arquivo

TIT-Tags

TIT-Tags

Marcadores

Android (12) Apple (10) Samsung (10) Smartphones (10) Miniaturas (7) Aracaju (5) Música (5) iOS (5) Cinema (4) Dicas (4) Internet (4) LGBT (4) Rumores (4) Curti (3) Jogos (3) Sony (3) Televisão (3) Google (2) LG (2) Meme (2) Motorola (2) Nokia (2) Qual eu compro (2) Windows Phone (2) Aplicativos (1) Atualização (1) Blackberry (1) Intel (1) Operadoras (1) Tablets (1) Ultrabooks (1)